Cliente perigoso!

Eu me considero o pior tipo de cliente que possa existir para uma empresa, pois quando sou mal atendido sequer reclamo, simplesmente saio de fininho, afinal não gosto de incomodar, e vou embora em busca de uma empresa que possa me oferecer um serviço ou produto e que esteja disposta a me atender. Às vezes fico imaginando como é possível uma organização atender mal um cliente que adentra suas portas em busca de atender uma necessidade sua, afinal não é esta a razão de existir de tal empresa, atender as necessidades dos clientes?Nãoo?Séério? Pode parecer esdrúxula a minha pergunta, mas é o que mais me acontece no mercado, empresas que não sabem quais são as necessidades dos seus clientes e simplesmente tiram pedidos em busca de atingir suas metas de vendas. Lembrem-se: se as empresas não buscarem entender o comportamento do consumidor e procurar estar à sua frente oferecendo soluções que as vezes os próprios desconhecem precisar, estarão fadadas ao fracasso. Olhos abertos e muita atenção!

Crise? que crise?

Acho o máximo ouvir as pessoas falarem na "crise". Certo dia ouvi um pequeno comerciante falando para um cliente em plena feira livre que o movimento estava menor devido a crise, inclusive ontem, ressaltou o mesmo "ouvi no jornal nacional que o negócio iria piorar mais ainda, tá vendo? nem demorou". Não sei se é por uma questão de mostrar que está bem informado, ou se é costume do brasileiro querer imitar tudo que acontece nos países mais desenvolvidos, mas querer afirmar que tudo faz parte da crise que se desencadeou a partir dos Estados Unidos acho um exagero. Infelizmente não vemos ninguém tomar atitudes para estimular o mercado para enfrentar tal momento, mas para comentar de forma desenfreada e colocar culpa na "crise" não falta. Vamos tomar uma posição diferente, na sua opinião, como podemos encarar de frente este momento? qual foi a ação mais criativa que você viu no comércio para atrair clientes em momentos de queda nas vendas? A loja que você é cliente (qualquer segmento) tem feito contato com você para informar sobre novos modelos ou promoções? Participe, opine, mande suas idéias, vamos mostrar que crise nenhuma resiste a atitudes vencedoras!