Keting Daeng. Você já tomou?


Oportunidades milionárias...

Estamos na Áustria, nos idos de 1980, mais precisamente em uma pequena filial da gigantesca Unilever. No departamento de marketing, entre vários profissionais está o Dietrich, um gerente médio. Ele leva uma vida de classe média, sem dificuldades, mas também sem grandes luxos.
Até que chegou a época do ano em que Dietrich deveria tirar férias, e ele resolveu passar umas duas semanas na exótica Tailândia. Lá chegando, ficou impressionado com os riquixás, aqueles carrinhos puxados por uma pessoa, nos quais se sentam um ou dois turistas. Dietrich começou a puxar conversa com um.

- Como você aguenta puxar esse carrinho para cima e para baixo o dia todo?

- Ah, a gente já está acostumado; e, depois, a gente bebe um chazinho que ajuda a manter o pique.

Esse chazinho, assim como o nosso quentão, não pertencia a ninguém: todos tinham a receita, faziam em casa e bebiam durante o dia. Dietrich quis experimentar, gostou e pediu a receita.

Alguns dias depois, de volta à Áustria, Dietrich foi bater na porta de uma pequena fábrica de medicamentos dos arredores com a receita na mão:

- Olha, eu tenho essa fórmula aqui. Vocês fabricam, eu cuido do marketing e a gente divide 50% - 50%. Topam?

- Keting Daeng.

- Quetí o quê?

- Bom, é o nome em tailandês. Traduzindo, Touro Vermelho. Mas vamos botar em inglês para ficar mais legal.

- Então… Red Bull?

- É. Red Bull.

Quantas oportunidades já passaram a nossa frente. Pode ser uma habilidade artística ou culinária. Pode ser um jeito para encontrar objetos esquecidos e levá-los a quem quer comprar. Pode ser uma aula, um serviço especial. Pode ser dezenas de outras coisas. Poucas pessoas, como Dietrich Mateschitz sabem identificar e ganhar dinheiro com ela.